Conversa da alma

Esta escrita está sendo baseada no livro: Conversa da Alma de Larry Crabb.

Comecei a ler este livro na expectativa de que ele ministraria a minha alma e que assim eu iria aprender um pouco mais sobre a confusão que eu sentia em minha alma diversas vezes. As vezes eu consegui me sentir perdida em relação aos sentimentos de minha alma, então estava na esperança que ele me traria mais clareza. Porém, ao decorrer da leitura, consegui consentir que ele não trouxe mais clareza apenas para a minha alma mas também da alma das pessoas que me relaciono.

Vivemos em um mundo no qual cada dia mais as conversas estão superficiais, foi difícil e assustador olhar para mim e perceber que a maioria das conversas que já tive com pessoas conhecidas não foram conversas da alma e sim conversas do ego.

A conversa da alma é a linguagem que Deus deseja que falemos diferentemente da conversa do ego, que é aquela na qual é centralizada no nosso egoísmo, muitas vezes disfarçado.

Larry Crabb em seu livro já começa introduzindo dizendo "A maioria das pessoas passa a vida toda sem falar a outros seres humanos as palavras que vêm de dentro do seu âmago mais profundo, e a maioria das pessoas nunca ouve palavras que cheguem a esse lugar profundo que chamamos de alma". Você concorda que isto é bem forte e ao mesmo tempo profundo?. Os relacionamentos da atualidade estão cada vez mais superficiais e líquidos. Larry Crabb ainda diz "isso é conversa da alma: falar tudo o que estiver verdadeiramente vivo em nós para o outro e aceitar tudo que estiver verdadeiramente vivo no outro quando falar conosco".

Durante a leitura percebi que Crabb deixa claro diversas vezes que não existe fórmula para ter uma conversa da alma, esta deve ocorrer naturalmente e espontaneamente, mas devemos estar cientes da possibilidade de conversamos através do nosso próprio ego com uma pessoa, e estarmos atentos para que, quando em uma conversa percebemos que estamos caminhando por este trajeto nos arrependermos o mais rápido possível.

A forma como nos relacionamos com Deus molda a maneira que nos relacionamentos com as pessoas, devemos sempre estarmos cientes de que a resposta primordial para todos os problemas que encontramos serão encontradas nEle, na presença dEle e no amor dEle. Não devemos soluções temporárias quando à única solução verdadeira e fiel é Ele!

Digo que até hoje este foi um dos livros que li que mais me confrontou, pois diversas vezes tive a consciência de outras diversas conversas que tive com outras pessoas que foram totalmente baseadas no meu ego, egoísmo e egocentrismo, as vezes não visível mas disfarçado (o que faz ele se tornar ainda pior). Com o passar da leitura, Crabb ia explicando exemplos de conversas da alma e eu pensava "meu Deus! isso é muito difícil! eu não consigo", após ter esses pensamentos, imediatamente eu lia em seguida no livro "se você acha que não consegue então você está indo no caminho certo, apenas um cego pede para enxergar". Achei incrível a leitura, porque quanto mais eu lia mas curiosidade eu tinha para continuar lendo, a autor prendeu a minha atenção e parecia que ele sabia exatamente o sentimento de insuficiência que eu estava sentindo, isso me fez sentir humana, bem e motivada para querer ter conversas da alma em meus relacionamentos.

Quando estamos em uma conversa com uma pessoa, a forma como nos relacionamos durante esta conversa diz muito a nosso próprio respeito, e não devemos permitir que a conversa siga guiada pelas nossas próprias reações. Mas devemos deixar que o Espirito Santo guie toda a conversa e por isto devemos estar atentos para ouvir a voz dEle e perceber quando nós estamos agindo sem a intervenção dEle.

Observe como Cradb resume a forma como entramos e permanecemos em uma conversa da alma: 

- Alguém que você ama lhe conta algo que está acontecendo em sua vida, então você irá:

1) Pense sob a superfície: não fale apressadamente. Pense na batalha entre a religião e o cristianismo. Esta pessoa está adiante de seu desejo por bênçãos em detrimento de seu desejo por Deus?

2) Pense na visão: reflita em como esta pessoa falaria a respeito de sua vida se desejasse a Deus mais do que as bênçãos. O que significa para a vida desta pessoa não ser desperdiçada?

3) Pense na paixão: Como você está agora mesmo auto-obsecado? Sinta, confesse a Deus, e deixe que o quebrantamento coloque você em contato com o seu verdadeiro desejo de amar essa pessoa.

4) Pense na história: Escute com curiosidade transcendente a história oculta de medo e vergonha e os eventos determinantes que conduziram esta pessoa distante de Deus a encontrar vida. Faça muitas perguntas e poupe conselhos.

5) Pense no movimento: Preste bastante atenção a qualquer movimento na direção do quebrantamento. E então coloque palavras de arrependimento, encoraje atos específicos de confiança, compartilhe sua confiança em Deus e celebre a libertação do eu verdadeiro da pessoa.

    fonte: pinterest









You Might Also Like

0 comentários.